Transforme sua vida com a regra dos

50-15-35

Como você tem organizado a sua vida financeira? Já parou para pensar a relação que você tem com o dinheiro e se a organização das finanças está sendo realizada de maneira correta?

Caso ainda não tenha parado para fazer essa reflexão, ainda há tempo. É possível de maneira bem simples iniciar um planejamento que pode fazer total diferença.

É a partir de um bom planejamento que você se tornará diferente (de maneira muito positiva) das demais pessoas quando o assunto é dinheiro. Saber planejar, realizar um orçamento e ter controle dos seus gastos é um grande diferencial.

Você pode não saber nem por onde começar, porém, é totalmente possível melhorar sua situação financeira através da administração de gastos que devem estar sempre de acordo com a realidade.

Quem não quer ter conforto e segurança no orçamento? Para isso, é preciso cuidar bem das economias.

Você já pensou em organizar finanças a partir de uma regra? Se a resposta for não, vou te ajudar. É normal ficar perdido no início e não saber por onde começar, mas o objetivo aqui é justamente te auxiliar a ter uma saúde financeira excelente.

Se planejar financeiramente utilizando a regra 50/15/35 pode te levar a independência financeira de forma muito eficaz. Já ouviu falar nessa regra?

A regra 50/15/35 consiste em investir pelo menos 15% da renda liquida todos os meses, ou seja, você deve tentar economizar 15% de todo o dinheiro disponível no mês, enquanto 50% devem ir para gastos essenciais e 35% você utiliza com gastos de estilo de vida.

Em suma, a divisão dos gastos pode ser dividida em três percentuais:

1) 50% para gastos essenciais;
2) 15% para investimento ou prioridades financeiras;
3) 35% para garantia de estilo de vida.

a) O que seriam os gastos essenciais?
São aqueles gastos que incluem tudo o que é básico e fundamental, aqueles sem o qual você não vive. Eles podem ser divididos em fixo e semi fixos. Esses não devem ultrapassar 50% do seu orçamento.

Já parou para pensar quanto o seu gasto com aluguel e outras contas essenciais como energia representa na sua renda liquida? Será que você usa mais da metade do que ganha com essas despesas?

Entre os custos fixos estão moradia, plano de saúde, remédios, educação e assinaturas. Tenha muita atenção, pois mesmo que sejam fixos é possível reduzi-los. Portanto, fique de olho nos serviços que tem utilizado. Você usufrui de todos os canais da TV por assinatura? Poderia negociar um valor mais baixo no aluguel?

Depois desses gastos os custos semi fixos são aqueles que você deve pagar todo o mês, como a conta de luz, água, entre outras contas de consumo, compras de supermercado, porém, esse valor sempre muda. Esteja sempre atento ao consumo.

b) Como investir dentro dessa regra?
As prioridades financeiras devem se limitar em 15% do orçamento. Estude e esteja sempre por dentro da melhor forma de investimento. Sempre destine esse percentual para a construção do seu patrimônio, no entanto, se você tiver algum tipo de dívida, esse percentual deve primeiramente ser usado para quitá-las.

C) Dá para manter um estilo de vida agradável?
Se você colocar em prática os parâmetros anteriores, 35% do seu orçamento poderá ser utilizado para que seu estilo de vida seja muito agradável. Sair para comer em um restaurante, passear, ir ao cinema e se divertir são coisas que trazem leveza para a vida e não é necessário eliminar a diversão do seu planejamento, basta saber se organizar.

Para colocar em prática a regra 50/15/35 é essencial traçar metas levando em conta esses percentuais. Se não há equilíbrio nessas três dimensões, dificilmente suas finanças serão equilibradas.

Não abra mão de ter uma reserva para o futuro, uma melhor qualidade de vida e mais prazer no dia a dia. Busque organização e controle. Sua independência financeira só depende de você! Veja seu orçamento, se a conta não está fechando chegou a hora de ver onde é possível reduzir despesas.

Não fique parado, agora que você já sabe como organizar suas finanças pessoais, mais próximo está de alcançar seus objetivos, basta por em prática. Não acha que é hora de começar a agir?

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *