Planejamento de Aposentadoria:

Uma Preocupação Mundial

O Brasil está entre os países que mais pesquisa sobre aposentadoria, mas não vemos um planejamento eficaz para este longo prazo, nem tampouco ações concretas rumo à previdência privada. Ainda é uma porcentagem ínfima da população que assume as rédeas de sua aposentadoria.

Você está de olho no seu futuro? Ou é daqueles que acha que ainda é cedo pra se preocupar com isso? Ou pior ainda: daqueles que acha que dá pra confiar na aposentadoria que o governo tem?

A aposentadoria pública é uma piada, não dá pra esperar que após trabalhar uma vida inteira o governo vai resolver a sua vida… Não vai! E tenho certeza que depender de ajuda dos filhos não está na sua mente ao pensar no seu futuro, certo? Você sabia que boa parte dos brasileiros não se planejaram corretamente para o futuro e chegam aos 65, 70 anos ainda tendo que trabalhar para pagar boletos no final do mês?

Tenho certeza que você não quer ser deste grupo. Então vamos falar sério: como você está investindo no planejamento financeiro para o seu futuro?

Investir em previdência privada pode ser uma excelente opção para você, que trabalha muito, conseguiu aumentar a sua renda e agora consegue economizar e investir. Daí você me pergunta: mas por que a Previdência Privada?

Bom, ela é um investimento de longo prazo e serve para você se aposentar e envelhecer com uma independência financeira – ou mesmo para outros planos, como pagar a faculdade dos filhos.

Ou seja, pensar em previdência quando já se está prestes a se aposentar definitivamente não é o mais interessante. Quanto mais cedo você começar a investir, mais cedo alcançará suas metas de longo prazo. Lembra da minha metodologia dos 4 potes? Este é o pote 4!

Mas daí você me pergunta: quais as principais vantagens, então, dos Planos de Previdência Privada?

Eles são como qualquer outro fundo de investimento, mas com algumas vantagens a mais:

  • Diversificação: existem fundos de previdência mais agressivos, conservadores e moderados – algum vai se encaixar ao seu estilo de investimento!
  • Imposto de renda: dedução tributária de acordo com seus aportes em fundo de previdência (caso opte por um plano PGBL, limitado a 12% da sua renda anual).
  • Imposto de renda: alíquota de apenas 10% (se mantiver o dinheiro investido em modelo tributário regressivo por pelo menos 10 anos).
  • Diferentemente dos fundos comuns, não há a cobrança semestral antecipada do IR (come-cotas).
  • Portabilidade: se quiser trocar de corretora ou seguradora sem resgatar o dinheiro, você pode, sem pagar taxas por isso.

Fazer um plano para a aposentadoria significa compreender conceitos de finanças que muitos não compreendem. É necessário que haja maior compreensão financeira e consciência sobre o ato de poupar, pois os produtos de previdência privada, assim como os fundos de investimento comum, têm 2 momentos: o de acumular e depois o de usufruir.

Os percentuais de contribuição em relação aos rendimentos recebidos são baixos. De acordo com os tipos de plano de “contribuição variável”, você é quem estabelece o quanto vai investir em sua aposentadoria. O que se tem investido atualmente não passa de 10% a 15% dos ganhos líquidos mensais.

A responsabilidade individual no gerenciamento dos planos de aposentadoria privados possui um alto grau. É importante conhecimento profissional para compreender as alocações financeiras que são feitas em função dos ciclos econômicos, assim como mudanças de fundos e aportes suplementares que devem ser feitos de tempos em tempos. Ou seja, um consultor financeiro para te auxiliar neste momento é fundamental!

Você ainda não parou para pensar em um planejamento através de formas mais concretas de acúmulo de recursos para o futuro? O plano de ação deve levar em consideração planos emergenciais e alternativos. Imprevistos inesperados acontecem durante a trajetória de vida, não é mesmo? Olha os 4 potes aí de novo!

 

Não acha que seria bom se preparar?  Vamos conversar?!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *