Pensa em aplicar em ações?

8 dicas para auxiliar você

Você pensa em iniciar aplicações em ações, mas não sabe por onde começar? Em primeiro lugar, para que seja algo vantajoso, é importante se atentar a alguns detalhes para investir da maneira correta. Caso contrário, o risco de perder mais do que ganhar é grande.

Mas não se preocupe, é possível fazer um plano de investimento e evitar surpresas desagradáveis. Quer algumas dicas para seguir nessa caminhada de investimento?

 

Para começar a investir em ações você deve:

 

1) Fazer uma reserva de emergência

Sabemos que o preço das ações sofre variações diariamente, o que reflete no seu capital investido. Montar uma reserva de emergência é essencial, já que a aplicação em ações expõe o seu capital ao mercado variável. Caso você precise resgatar o seu dinheiro para alguma necessidade, é importante ter uma parte dos recursos aplicados em um investimento de liquidez diária.

 

2) Se perguntar “Qual o meu objetivo com essas aplicações?”

Entender seu objetivo é extremamente importante para saber as ações interessantes para sua aplicação e necessidades. Defina se o seu objetivo é de curto, médio ou longo prazo, dessa forma é possível aplicar o seu investimento no lugar que faz mais sentido para você.

 

3) Ler, estudar e ficar por dentro do mercado de ações

Se manter informado e tirar um tempo para estudar é essencial para compreender melhor o mercado.

Se você chegou até aqui, quer dizer que está indo pelo caminho certo. Continue fazendo suas leituras e não deixe de acompanhar as notícias do mercado financeiro.

 

4) Adotar uma estratégia

A escolha de uma boa estratégia é o passo que pode te levar ao alcance dos seus objetivos.

Inicialmente você pode começar pelas “Carteiras Recomendadas” que as corretoras disponibilizam para seus clientes como forma de indicação. Nesse momento, as corretoras explicam suas estratégias de maneira compreensível.

Aos poucos você conseguirá aprender a aplicar em ações e ganhar uma boa base para desenvolver sua própria estratégia.

 

5) Conhecer bem o investimento que está fazendo

Não é interessante realizar investimento de acordo com a aplicação que outra pessoa fez, afinal, cada um possui uma estratégia e um objetivo diferente.

Conheça bem o negócio em que está investindo, colete informações sobre as empresas e saiba onde e por que está investindo.

 

6) Fazer um cálculo dos riscos

Quando você investe em uma ação, significa que está investindo em um negócio. Independente do tipo de negócio e da aplicação feita sempre vai existir um risco. Faça um cálculo dos riscos antes de iniciar qualquer passo.

 

7) Entender que diversificar é importante

Diversificar as aplicações em várias empresas é uma boa maneira de equilibrar a carteira e ter melhores performances.

Para iniciantes é interessante diversificar entre 5 a 10 ações.

 

8) Ter calma ao aplicar em ações

É interessante determinar um valor para realizar aportes mensais, sempre mantendo o autocontrole e evitando influências externas. Ser paciente e consistente é o diferencial para a construção de um patrimônio e bons rendimentos.

 

Agora que você já sabe alguns passos para aplicar em ações de forma correta, dê o primeiro passo e coloque em prática todos os aprendizados. Afinal, é praticando que se aprende. Vamos começar?

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *