O que são Fundos de Investimento em Participações (FIPs)

e quais as vantagens?

Você já conhece os Fundos de Investimento em Participações?  Os FIPs são uma classe de ativos que funcionam de maneira diferente da maioria dos outros fundos de investimentos mais conhecidos. O cenário de baixos juros está fazendo os FIPs voltarem à ativa com uma grande importância, não só para o país, mas também para suas finanças.

Essa modalidade possui diversas vantagens, além de oferecer oportunidades para a sua carteira.

 

O que são FIPs?

Assim como os demais fundos de investimento, os FIPs captam recursos através de vários investidores para formar uma espécie de condomínio. Todo o capital reunido é utilizado para investir. Uma das principais diferenças que ele apresenta é que seu investimento é feito, majoritariamente, em companhias fechadas ou sociedades limitadas, a fim de lucrar com o crescimento dos negócios em longo prazo, além de participar da gestão do negócio.

Fundos desse tipo também podem comprar ações de companhias de capital aberto e investir em debêntures que possam se converter em ações, bônus de subscrição ou títulos mobiliários conversíveis.

O FIP tem por objetivo participar das decisões das companhias nas quais ele investe, e seu foco é investir nas empresas que estão se desenvolvendo. A participação do administrador do fundo pode ocorrer através da compra de ações suficientes para participar do bloco de controle, pelo acordo com acionistas ou através de procedimentos que garantem esse direito aos FIPs.

É com essa participação do fundo que se obtém crescimento e valorização da empresa, tornando-se possível oferecer resultados aos cotistas.

Diferente dos fundos de investimentos habituais, os FIPs são negociados na Bolsa, sendo assim classificados como investimentos de Renda Variável.

 

Tipos de FIPs

Os FIPs podem ser classificados de acordo com o tamanho dos negócios e outras características especificas, segundo a denominação oficial da B3.

De acordo com a composição da carteira, podem ser classificados pelas seguintes categorias:

Capital semente: tem como objetivo investir em empresas com receita bruta anual de até R$ 16 milhões. Esse critério pode ser analisado através dos exercícios sociais dos últimos três anos anteriores ao primeiro aporte do fundo.

Empresas emergentes: tem como foco o investimento em companhias cuja renda bruta anual seja de até R$300 milhões. Seu critério pode ser analisado da mesma forma que no capital semente, por meio dos exercícios sociais dos últimos três anos anteriores ao primeiro aporte do fundo.

Infraestrutura: o objetivo é colocar dinheiro em empresas na área de infraestrutura, sejam companhias de capital aberto ou fechado. O interesse está em investir o patrimônio dos cotistas em empresas que possuam interesse de desenvolver pesquisas e inovações. Normalmente são buscadas companhias em áreas como energia, água, transporte, etc.

Multiestratégia: esse tipo de FIP investe em múltiplas categorias. Estes fundos têm a possibilidade de investir até 100% de seu capital subscrito em ativos no exterior, mas neste caso, são destinados a investidores profissionais.

 

Como funcionam os FIPs?

Uma função bem importante exercida pelo gestor do FIP é indicar membros do conselho de administração das empresas. É desta maneira que esse fundo de investimento exerce seu papel na política das companhias.

Um detalhe dos FIPs é que se faz necessário investir pelo menos 90% de seu patrimônio em ações, debêntures, bônus de subscrição e títulos para serem convertidos em ações. 10% podem ser usados para investir em contas de outros fundos.

O limite máximo para ser aplicado em debêntures é de no máximo 33%. Pode também ser utilizado para compra de ativos no exterior, desde que não ultrapasse 20%.

O investimento inicial é alto e tem como foco o longo prazo.

 

Quais vantagens dos FIPs?

Gestão realizada por gestor profissional: dessa forma, o especialista tem condições técnicas para avaliar as melhores perspectivas de retorno financeiro e redução de riscos.

Participação nos negócios da companhia investida: garante a atuação dos resultados da empresa em que se aplicou.

Bom potencial de retorno: busca investimentos com alto potencial de retorno, o que resulta em oportunidade de ganhos muito altos.

Diminuição de risco global da carteira: permite a participação em diferentes investimentos, com redução de risco global na carteira.

Investimentos no Exterior: como investidor qualificado, ou seja, com mais de 1 milhão, você terá acesso ao investimento em companhias no exterior.

 

Conclusão

Os FIPs podem ter vez no mercado brasileiro no que diz respeito ao potencial de crescimento, por representar oportunidades em setores essenciais para o país, como Saneamento, Energia Elétrica, Infraestrutura, Portos, etc.

Pode também ser mais uma opção de investimento para quem busca alternativas à Renda Fixa, porém, com risco menor que o mercado de ações, devido ao fato de o investimento ser feito diretamente por projetos e não em empresas.

É muito valido conhecer essa modalidade de investir, pois a possibilidade de multiplicar o capital pode ser muito grande.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *