O que é um

Trading System

Você sabe o que é um Trading System?

Se o mundo do mercado financeiro aparenta ser complexo, seja pela quantidade de informações ou pelos termos diferentes do que é habitual para você, ou se você por muitas vezes fica confuso com o tanto de questões que existem dentro desse campo, não se preocupe, chegou o momento de tirar suas dúvidas.

Neste artigo você vai entender o que é um trading system e seus princípios básicos.

Se deseja compreender, desenvolver ou utilizá-los, está no lugar certo.

Um trading system consiste em um tipo de sistema de negociação que determina eventos, ações e parâmetros das operações financeiras de trading ou de investimentos, que por sua vez, são tudo aquilo que está relacionado com a entrada, saída e o gerenciamento que acontece dentro de determinada operação.

O início da operação é o que chamamos de entrada, que pode se iniciar através de uma compra, de uma venda ou pelo conjunto de uma compra e venda de ativos. O próprio trading system é que vai definir quando ocorrerá o começo da operação e em alguns casos realizar sua execução.

A finalização de uma operação é a saída. A saída diz respeito ao lucro esperado ou o prejuízo total ou parcial que pode ocorrer. Tanto as regras quanto os parâmetros das saídas são definidas pelo trading system, e as entradas realizam a execução.

O uso do dinheiro e o controle de risco está ligado ao money management ou manejo do dinheiro, que é o gerenciamento. É ele quem vai definir a position sizing, ou seja, a quantidade de dinheiro que deve ser colocado em uma operação, e também avaliar o prejuízo máximo que pode ser aceitável, o lucro esperado e os parâmetros de colocação e movimentação de stop loss.

 

Categorias de um trading system

Os trading systems devem seguir regras e podem ser divididos em três categorias no que tange a execução e gerenciamento das operações. Dentre essas categorias temos os trading systems automáticos, discricionários ou híbridos.

Os automáticos, Algo Trading ou robôs como são conhecidos, são programas de computador que executam as regras e as estratégias sem que seja necessária alguma intervenção humana. Quem define as estratégias e os parâmetros, faz a programação e deixa a execução acontecer de maneira mecânica são os desenvolvedores.

Em sistemas discricionários é necessário que haja a intervenção humana para operar. Pode ou não ser um software de computador, mas sempre será necessário ser ajustado manualmente ou ter regras escritas, seja na forma de dados, códigos e comandos para funcionar.

Sistemas híbridos são um conjunto combinado de elementos automáticos e discricionários. Pode ter uma entrada manual e uma saída automática, por exemplo.

 

Estratégias de trading systems

Para a estratégia de um trading system funcionar basta ser programável. Essas estratégias sempre vão passar pelos backtesting ou forward testing, ou seja, avaliações que possam garantir que essas estratégias sejam lucrativas e tenham riscos aceitáveis.

Os trading systems mais comuns são os fundamentalistas, técnicos, quantitativos teóricos e quantitativos empíricos.

Os fundamentalistas usam bases de informações fundamentalistas como indicadores financeiros e econômicos. Em sistemas fundamentalistas automáticos (pouco comuns) as informações de base são qualitativas, como indicadores financeiros típicos (os ratios). Já os sistemas que usam as informações de base qualitativa costumam ser discricionários ou híbridos.

Sistemas técnicos são baseados em estratégias provenientes da análise técnica e podem ser automáticos. Aqueles que se baseiam em interpretação por gráficos costumam ser discricionários ou híbridos.

Sistemas quantitativos teóricos se baseiam em hipóteses de mercado e podem ser considerados tanto de base técnica quanto fundamentalista. O trend following é um exemplo bem conhecido no que diz respeito à estratégia quantitativa teórica de base técnica.

Em contrapartida, sistemas quantitativos empíricos se baseiam em uma observação, não em hipóteses, sendo possível observar através de padrões, dados de ativos financeiros. A long & short ou pairs trading, conhecida também como arbitragem estatística é um exemplo disso.

 

E as vantagens dos trading systems?

Os fatores emocionais são grande parte dos erros de estratégia nas operações financeiras, diversas vezes deixando de executá-las corretamente. Por isso, uma das principais vantagens de um trading system é ajudar a controlar as emoções do investidor. Além da possibilidade de testar estratégias antes da sua aplicação no backtest e forward test e sua velocidade na execução das operações.

 

Existem também as desvantagens, claro

Há uma grande falta de flexibilidade para manter as emoções sob controle, além disso, um trading system precisa de bastante acompanhamento durante as operações, exige testes e simulações para que não haja erros, no entanto, é possível que ocorram falhas, e um erro sistêmico pode custar caro.

 

No que tange ao desenvolvimento de trading systems, aí vão algumas dicas:

Usuários mais avançados podem desenvolver suas próprias plataformas, com base em linguagens de programação disponíveis ao público ou proprietárias.

Usuários que não tenham um background técnico podem usar plataformas que já estão prontas, que permitem a programação, execução e validação estatística (backtest) das estratégias.

Existem até algumas corretoras que oferecem plataformas que permitem desenvolvimento e automatização de estratégias.

 

Conquista de resultados no mercado financeiro

Se você é uma pessoa com perfil analítico e que está por dentro de programação e estatística, pode ter os trading system como ótimos aliados, principalmente quando falamos nos aspectos emocionais.

 

Buscando técnicas, conhecimento e com bastante paciência, os resultados no mercado financeiro podem ser muito positivos e consistentes.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *