O Jeito Warren Buffett de Investir,

de Robert G Hagstrom

Se inspirar em pessoas brilhantes pode levar muitas pessoas a alcançarem o sucesso tão desejado. Se você é um estudioso do mundo dos investimentos, provavelmente já ouviu falar em Warren Buffet.

Ele é um dos maiores investidores do mundo e deu pistas bem simples de como alcançou resultados tão espetaculares.

Você deseja ser um grande investidor? Considerar os ensinamentos de Warren Buffet irá fazer toda a diferença durante a sua jornada. Quer evitar erros nos investimentos, aumentar suas chances de sucesso e conhecer dicas valiosas do maior investidor de todos os tempos? Se a resposta foi sim, vamos em frente!

 

Quem é Warren Buffet?

O Oráculo de Omaha, sem dúvidas, é o investidor mais conhecido e respeitado de todos os tempos. É um dos maiores investidores do mundo, e, além de dar conselhos valiosos sobre a arte de investir, é presidente e principal acionista da empresa de investimentos Berkshire Hathaway, dona de papéis de várias companhias importantes como Apple, Coca-Cola, Visa e Kraft-Heinz.

Warren criou um modelo próprio de investimento. Seus níveis de acerto são extremamente expressivos, assim, seus resultados são realmente espetaculares tanto nos investimentos pessoais quanto na sua empresa, não é por acaso que ele é chamado de “guru do mercado financeiro” e seu método serve de inspiração para diversos investidores de diferentes portes em várias partes do mundo.

O método ensinado por ele não é nada muito complexo: que tal colocar em prática seus ensinamentos?

 

O Jeito Warren Buffet de Investir

Conheça algumas dicas e ensinamentos de Warren Buffet que devem ser considerados na sua vida financeira e em seus investimentos.

 

Busque conhecimento e aprenda sobre finanças

Você acha que alguém que entra no mundo dos investimentos sem adquirir conhecimento vai obter muito sucesso? É certo que não. Um investimento bem-sucedido requer estudo e busca constante por conhecimento, sem isso, não se sabe o que fazer e a chance de sair perdendo é altíssima. Para Buffet, é daí que vem o risco. Ele mesmo diz que “o risco vem de não saber o que você está fazendo”.

Quanto mais você aprende sobre o mercado financeiro, mais seguro estará. Sendo assim, minimizar os riscos vai se tornar muito mais fácil. Portanto, não deixe a educação financeira de lado.

 

Tenha uma visão com o foco no longo prazo

Essa é a base dos investimentos de Warren Buffet e de seu mentor Benjamin Graham. Juntos, eles trabalharam para construir uma estratégia voltada para encontrar empresas com boas perspectivas de futuro.

De acordo com Buffet, considerar prazos maiores oferece ótimos resultados. Um dos aspectos importantes que ele aprendeu com Graham foi que “a bolsa se comporta como uma máquina de votos no curto prazo, mas como uma balança no longo prazo”.

Se você tomar decisões eficientes, mesmo com a oscilação do mercado no curto prazo, é possível encontrar resultados consistentes no futuro. Por isso, ter uma visão ampla e lidar com a volatilidade é essencial. Um pedido de Buffet para os investidores é “não se concentrem em momentos de volatilidade do mercado ou crise econômica”.

 

Não siga a manada

A bolsa de valores é um investimento muito propicio a este fenômeno perigoso: o efeito manada. Você já viu muitas pessoas comprando ações de determinada empresa ao mesmo tempo? A visão de Buffet é o oposto disso. Ele defende que não devemos fazer isso apenas para acompanhar a maioria.

A dica mais valiosa para este caso é: adquira papéis a preços descontados (quando poucos estão comprando) e venda depois da valorização (quando muitos estão comprando).

 

Faça investimentos naquilo que você entende e conhece

Buffet por muito tempo investiu em determinadas empresas que eram segmentos que ele conhecia. Assim, ele evitava investir em segmentos que ele considerava não ter conhecimento o suficiente. O investimento deve ser feito com muita clareza. Entenda e conheça bem o mercado em que determinadas empresas atuam antes de qualquer passo que você queira dar.

 

Conclusão

O método de Warren Buffet é bem simples e consiste basicamente em compreender os negócios nos quais investe e avaliar as perspectivas de futuro. Aprender com grandes nomes como o de Buffet é muito útil para se tornar um importante investidor, além de tomar decisões corretas. No momento de investir, coloque em prática o conselho de um dos maiores investidores do mundo.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *