O investidor inteligente,

de Benjamim Graham

Benjamin Graham entre os anos 1950 e 1970 foi um dos investidores mais bem sucedidos nos Estados Unidos, chegando a superar anualmente o rendimento médio do mercado em 50%. Além disso, foi um dos precursores da análise fundamentalista nos investimentos conhecidas como Buy and Hold.

O livro do autor, “O investidor inteligente”, nos ensina muito sobre investimentos e como devemos nos portar diante deles. Precisamos construir e manter determinados hábitos e atitudes para alcançar uma carteira sólida. Aprenda aqui as lições que Benjamimg Graham deixou para você se tornar um investidor inteligente.

 

Princípios do investidor inteligente

Para algumas pessoas, investir parece ser uma ideia bem distante, pois ainda há crenças de que apenas uma pessoa rica é capaz de investir, mas essa é uma falsa ideia. Na verdade, para se tornar um investidor, é preciso de dedicação e tempo de estudo para adquirir conhecimentos.

Existem três aspectos que devem ser levados em consideração se o seu objetivo é se tornar um investidor inteligente:

1º – Não faça dívidas.
2º – Uma parte do seu dinheiro deve ser periodicamente destinada aos investimentos.
3º – Você deve fazer esse dinheiro render.

Você pode estar se perguntando: “Como não vou ter dívidas e guardar dinheiro se o meu custo de vida é muito alto e o meu salário só consegue cobrir minhas despesas?”. Apesar de ser uma preocupação pertinente, não se engane, pois é possível seguir esses três aspectos. A questão é que você deve ter como alicerce princípios para administrar o dinheiro. Não vá deixando para depois com aquele pensamento de que “vou fazer quando for possível”. Há quanto tempo você vem postergando isso?

Veja como o autor fala sobre os fundamentos do investimento e da gestão financeira. Com certeza você vai sair daqui com boas lições.

 

1- NÃO SIGA O MERCADO, ADQUIRA O HÁBITO DE PENSAR POR SI MESMO

O mercado brasileiro de acionista é composto por milhares de pessoas, sendo que somente a Bovespa gera um patrimônio de R$ 19 bilhões e um único título pode ser negociado várias vezes conforme for apresentada a demanda de interesses. Dessa forma, a lei da oferta e da procura é grande, com muitas pessoas comprando determinados títulos e gerando uma alta de preços deles. Quando há mais pessoas vendendo suas cotas, significa que o valor está baixo.

É assim que algumas pessoas começam a criar O hábito de tentar prever as tendencias do mercado financeiro, criando métodos matemáticos bem complicados, mas esse exercício acaba sendo inútil, uma vez que se trata da tentativa de prever o futuro, já que a tendencia do mercado e o seu comportamento só podem ser avaliados retroativamente.

Sabemos que o mercado oscila bastante, certo? Mesmo assim ele não deixa de trazer as informações que dizem respeito às suas ações, da mesma forma que ele apresenta a vontade de comprá-las. O que Benjamin Graham mostra é que o mercado sofre com o Transtorno Bipolar. Por isso, em alguns momentos a sua ideia de valores parece plausível, tanto pela evolução quanto pelas perspectivas do negócio, ao mesmo tempo em que deixa o entusiasmo ou o receio chegar e tomar à frente.

Mas afinal, o que o investidor inteligente faz nessas situações? A resposta é simples. Ele não deixa as oscilações do mercado atingirem suas opiniões e participações. Ou seja, quando você tem suas opiniões formadas, a clareza do seu negócio traz novas oportunidades.

 

2 – SAIBA O QUE ESTÁ FAZENDO, CONHEÇA BEM O SEU NEGÓCIO

O investidor inteligente pode até investir em uma nova companhia, mas, antes disso, vai estudar a qualidade do seu produto/investimento e o balanço financeiro. Além de analisar todas as suas demonstrações financeiras, como fluxo de caixa, balanço patrimonial, demonstrações de resultados das atividades, assim como a qualidade de vida da empresa na administração, que são itens de extrema importância, pois indicam os fundamentos da empresa, como sua estrutura de capital, se há endividamento e a evolução do lucro.

O seu principal objetivo como investidor inteligente é localizar o grupo de maratonistas, conseguir examinar todos os dados retroativos das receitas, dos lucros que tenham crescido de forma positiva nos últimos 10 anos. Desse modo, você deve encarar todas as operações de investimento em qualquer negócio empresarial, pois, quando se compra uma ação, você se torna um acionista da companhia. Assim, toda a hierarquia vai trabalhar por você. Por isso, você tem o direito e o dever de prestar atenção ao seu negócio.

O investidor inteligente é muito prático e tem como foco as seguintes questões:
– Sua agência está sendo eficiente?
– Os interesses dos acionistas estão sendo reconhecidos?

 

3 – TENHA CLARO EM SUA POLÍTICA DE INVESTIMENTOS A DIFERENÇA ENTRE INVESTIR E ESPECULAR E A DISTINÇÃO SOBRE QUE TIPO DE INVESTIDOR VOCE É

Afinal, qual é a principal característica do investidor inteligente? Ele é definido como aquele que consegue investir e ter o retorno em curto prazo. Assim, define-se o investimento em uma operação que, após a análise, consegue prometer toda a segurança de capital com um retorno bem harmonioso.

Existe o indivíduo que trabalha operando para alcançar os investimentos, ou seja, ele não é o dono das ações, porém, trabalha com as operações para crescer os seus valores. Assim, negocia as taxas com as corretoras e a tendencia é que a maioria das vezes ele ganhe com lucros altos. Mas é bom lembrar que também existem riscos. Operações especulativas contam sempre com a sorte. Por outro lado, tem a operação dos investimentos que tende a oferecer sempre uma justificativa para cada operação realizada, assim, seu dinheiro será projetado com um retorno. É importante ficar atento a palavra “retorno adequado”, isso distinguirá o investidor que você é. Esse retorno chegará após um determinado tempo em que você se dedica na área, levando em conta também a sua experiência nela.

O investidor que é mais agressivo trabalha com lucros maiores e dedica pouco tempo para conseguir atingir os seus objetivos. O investidor mais defensivo se contenta com rendimentos médios. Qual deles você é?

No Brasil é muito utilizado o investimento sobre a carteira composta por títulos públicos, assim o poder de juros compostos forma o patrimônio razoável ao longo de alguns anos. Já pensou nisso?

 

4 – PRESTE ATENÇÃO NO PREÇO DA AÇÃO: ADQUIRA O HÁBITO DE RELACIONAR O QUE É PAGO E O QUE É OFERECIDO

O investidor inteligente entende que uma grande companhia não é aquela que paga mais pelas ações, isso porque as ações com um bom desempenho apresentam uma expectativa boa e são sempre negociadas pelos seus preços altos.

Um belo exemplo disso é a abordagem feita pelo Warren Buffet, que sempre procurava pelas companhias com marcas mais fortes. Em momentos de dificuldades, o fundo de investimentos de Buffet aproveitava para adquirir as ações subvalorizadas dessas empresas. Com isso, quando as ações dessas empresas voltavam a ter preços elevados, a valorização das ações adquiridas no momento de fragilidade dessas empresas passava a ser refletidas na carteira de investimentos.

 

5- A BASE DE SUA POLÍTICA DE INVESTIMENTOS DEVE SER A MARGEM DE SEGURANÇA

Os princípios de um investidor inteligente são atuar como um engenheiro, por exemplo, que trabalha com uma capacidade especifica sobre uma ponte, mas permite apenas os quilogramas abaixo dos oferecidos para atravessá-la. Assim fica uma companhia ao adquirir uma participação, mesmo que a indicação seja um cenário negativo, existe uma estrutura de apoio que protege as perdas eventuais. Na prática, as margens podem simplificar muitas coisas. Uma companhia que tem um patrimônio maior que a dívida consegue obter um espaço na teoria para o encolhimento de dois terços do seu valor.

Quer mais uma maneira prática de adquirir uma margem de segurança? Essa maneira é através da diversificação da carteira de investimentos, investindo também em outros ativos, como Fundos Imobiliários ou Dólar.

 

CONCLUSÃO

Fica claro que para obter resultados mais sólidos na bolsa de valores é importante saber diferenciar investimento das especulações, priorizando a análise fundamental para utilizar uma boa estratégia. Um ponto importante é não se pautar nas flutuações do mercado em conseguir adquirir uma boa margem de segurança através dos destaques do mercado. Naqueles momentos de crise econômica, as ações das empresas mais sólidas também podem ser contaminadas pelo ambiente ao redor negativo. Neste caso, é possível adquirir as ações em preços baixos que realmente valem à pena.

O livro Investidor Inteligente mostra um verdadeiro manual de como investir a longo prazo nas ações. Leve para a sua vida e seus negócios esses aprendizados e torne-se um investidor inteligente.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *