Mitos e verdades sobre

o seguro de vida

Saber que você e as pessoas que ama podem se sentir seguros na maior parte do tempo é um alívio em meio a tantas preocupações do dia a dia, não é mesmo? Uma alternativa para amparar você e seus familiares em um momento inesperado de dificuldades é contratar um seguro de vida.

Pela falta de informação sobre o assunto muitos não colocam o seguro de vida como algo essencial. Além disso, existem alguns mitos que afastam as pessoas dessa realidade e normalmente surge a dúvida: “eu realmente preciso disso?”

Se você tem esses questionamentos e não sabe como o seguro vida pode fazer a diferença na sua vida e dos seus entes queridos, continue a leitura para conhecer os mitos e verdades sobre o tema.

 

O que é o seguro de vida?

O seguro de vida é um acordo fechado com uma seguradora que garante proteção financeira para o segurado e seus dependentes caso algo aconteça a ele. A cobertura dos planos estão cada vez mais completos, pois a proteção não se limita apenas em caso de morte, podendo ser usado ainda em vida.

Planos desse tipo indenizam o segurado para que ele consiga ter maior segurança no período determinado na apólice. A quantia da indenização pode ser paga de uma vez ou mensalmente, como se fosse um salário.

As maiores vantagens incluem a proteção da finança dos dependentes, mais tranquilidade no dia a dia, cobertura para doenças graves, oportunidade de resgate do valor investido, reembolso do dinheiro gasto com despesas médicas-hospitalares, cobertura de despesas farmacêuticas, pagamento de diárias hospitalares, indenização isenta de imposto de renda, cobertura de despesas funerárias, entre outros.

Mitos e verdades sobre o seguro

O seguro de vida só é usado em caso de falecimento.

Mito. O valor do seguro também pode vir a ser utilizado – dependendo das coberturas da apólice contratada – em casos de invalidez por acidente, invalidez por doença, doenças graves, diária de incapacidade temporária, perda de renda por incapacidade física, desemprego involuntário.

O seguro de vida também é importante para pessoas solteiras e sem filhos.

Verdade. A contratação de um seguro de vida não serve apenas para amparar os dependentes. Ela pode ser feita para garantir a própria estabilidade financeira em caso de doenças terminais, invalidez temporária ou permanente, para arcar com custos de tratamento.

O pagamento não incide tributação sobre o imposto de renda.

Verdade. Os valores que o segurado ou os beneficiários recebem referentes à apólice são isentos do recolhimento de Imposto de Renda, já que são considerados isentos e não tributáveis. O que é recebido é o valor integral.

Seguro de vida é caro.

Mito. Os planos que as seguradoras oferecem têm valores diferentes com o intuito de atender a necessidade de todos os tipos de pessoas. O que vai diferenciar um plano do outro é o perfil do contratante, calculado com base no valor da apólice, idade do segurado e coberturas, entre outros.

É importante ter um seguro de vida individual.

Verdade. Um seguro de vida em grupo pago pelas empresas nem sempre atende a todas as necessidades dos funcionários quando pensamos em abrangência e cobertura. O seguro de vida mais completo é aquele que tem coberturas para morte natural, acidental, invalidez permanente por acidente ou por doença e auxílio funeral. Também é importante pensar que em caso de desemprego o seguro de vida é perdido, e o seguro de vida individual permite a inclusão de outras coberturas especiais.

Agora que você sabe como funciona o seguro de vida já deve compreender o quanto é essencial no planejamento financeiro, não é mesmo? Não tem nada melhor que garantir segurança para nós e para aqueles que amamos.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *