Mitos e verdades

sobre o Consórcio

Realizar uma grande compra é uma escolha que precisa ser muito bem pensada. Seja a reforma de uma casa, a compra de um imóvel ou de um novo carro, todos esses bens, que geralmente demandam um grande investimento inicial, podem ser adquiridos através de um consórcio. Não tinha pensado ainda nessa possibilidade?

Se você está pensando em adquirir um bem de alto valor, é comum passar por dúvidas e ter questionamentos, mas hoje você vai conhecer alguns mitos e verdades sobre o consórcio, que podem te ajudar a tomar essa decisão tão importante.

Como o consórcio funciona?

O consórcio é uma compra feita em um grupo que reúne pessoas com o mesmo interesse em adquirir determinados bens. Todos os meses assembleias são realizadas. É o momento em que a pessoa pode ser contemplada por meio do sorteio ou pela oferta de um lance. O contemplado é aquele que oferta o maior valor.

Mitos e Verdades

Não há juros no consórcio.

Verdade. As parcelas do consórcio são acessíveis e previsíveis, pois não é necessário que haja um valor de entrada e não há juros para pagar – o que costuma fazer com que o valor a prazo fique muito mais elevado. O que acontece é que as administradoras cobram uma taxa para gerenciar o grupo, no entanto, os valores já são estipulados no contrato. Por isso, o consórcio gera uma economia considerável para quem pretende comprar um bem de alto valor.

O consórcio não é regularizado.

Mito. O consórcio é regulamentado pelo Banco Central do Brasil, autarquia autônoma responsável pelas normas, regras e fiscalização periódica. Além do Banco Central, há também duas entidades que regulam o setor: a ABAC – Associação Brasileira de Administradores de Consórcios e o SINAC – Sindicato Nacional dos Administradores de Consórcio.

Cancelar o consórcio gera perda de dinheiro.

Mito. Tudo depende de como foi realizado o contrato e quais as cláusulas determinadas pela administradora do grupo. De maneira geral, quando alguém cancela o consórcio, continua participando dos sorteios mensais. Em caso de contemplação, em vez de receber a carta de crédito, o dinheiro investido é resgatado. Inclusive, é possível retomar o pagamento das prestações, porém as parcelas anteriores devem ser pagas.

É possível transferir a cota.

Verdade. Se por algum motivo você não tiver condições de pagar as parcelas é possível transferir a cota para outra pessoa. O comprador dessa cota deve assumir legalmente todas as obrigações do contrato assinado pelo antigo dono, além das possíveis parcelas em aberto.

Existe muita burocracia para fazer um consórcio.

Mito. Entrar em um grupo de consórcio é mais simples do que você imagina. Não existe exigência de comprovação de renda, e, caso haja alguma restrição junto a entidades de consulta de crédito, há um período para a regularização da situação. A administradora não realiza análise de crédito: todas essas informações são verificadas apenas no momento da contemplação com a carta de crédito. Nesse sentido, o ideal é resolver as pendências financeiras até o momento da contemplação.

Para ser contemplado é necessário ter sorte.

Mito. Os sorteios não são a única forma de obter a carta de crédito. Há também a possibilidade de dar um lance e, se o seu lance for o mais vantajoso, a carta de crédito pode ser sua antes do fim do pagamento das prestações.

 

Viu como é simples compreender as questões relacionadas à modalidade do consórcio? Agora que você está mais esclarecido sobre essa alternativa, não precisa se enganar com os mitos que andam contando por aí.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *