Mini índices:

o que são e como operar?

Deseja diversificar sua carteira de investimentos, mas ainda tem dúvidas de como e onde investir? Em primeiro lugar é preciso conhecer o mercado financeiro: para isto é essencial estudá-lo para aplicar seu dinheiro da maneira correta e estratégica para não sofrer grandes prejuízos.

Dentre os mais diversos tipos de investimentos, o mini índice é um dos termos mais procurados quando o assunto é o mercado de renda variável. Hoje você vai compreender como aumentar sua carteira investindo e operando através dele.

Você ainda não sabia que os mini contratos permitem negociação a partir de pouco capital? Um minicontrato é uma representação do índice da bolsa de valores, o Ibovespa, que é o principal indicador da Bolsa de Valores do Brasil (B3), e resume o mercado de ações por meio de uma cesta de ativos onde estão as principais ações no que diz respeito à liquidez.

 

Sou um investidor iniciante, como posso investir?

Para investidores iniciantes é recomendável o investimento em fundos de índice e contratos futuros de IBOV, já que ter uma carteira própria com as principais ações da B3 pode custar muito.

O mini índice se enquadra na categoria de contratos futuros e são negociados dentro do Mercado Futuro. Você tem duas opções ao investir no índice Futuro: Índice cheio (IND) ou Mini Índice (WIN).

Mini índice: o que é?

A partir do contrato principal (Ibovespa) foram criados outros índices, dentre eles o mini índice, um minicontrato derivado do IBOV que representa 20% da sua pontuação. Assim, cada oscilação de 1 ponto no Ibovespa equivale a R$ 0,20 de lucro ou prejuízo no mini.

É possível saber seus resultados ao operar o mini índice, basta fazer o seguinte cálculo: Resultado = quantidade de contratos X variação de pontos X R$ 0,20.

 

Como compreender as letras, pontos e vencimentos?

Tabela com vencimento mês a mês:

MÊS CÓDIGO
JANEIRO F
FEVEREIRO G
MARÇO H
ABRIL J
MAIO K
JUNHO M
JULHO N
AGOSTO Q
SETEMBRO U
OUTUBRO V
NOVEMBRO X
DEZEMBRO Z

 

Os vencimentos acontecem em datas diferentes nos minicontratos futuros, detalhes que são apresentados através das letras. Ao operar mini índice, use essa nomenclatura da tabela.

A sigla para o mini índice será WIN. Se um mini contrato de índice tem vencimento em janeiro, teríamos a letra F. Vamos supor que o vencimento será em 2022.

Exemplo:  Minicontrato de índice com vencimento em janeiro de 2022 = Código WINF22.

Compreendendo os minicontratos futuros e vencimentos, já é possível montar sua estratégia.

 

Mini índice e suas vantagens
  • Uma das vantagens que merece destaque é a liquidez, tendo em vista que o volume diário de negócios tem crescido no Brasil. Por isso, entrar e sair das operações é simples.
  • É possível aumentar os ativos em uma carteira com os minis ao mesmo tempo em que mantém sua estratégia de alocação. Com isso você tem bastante diversificação e proteção.
  • Usar a mesma plataforma de compra e venda de ações para negociar minicontratos oferece simplicidade na operação.

 

Em qual plataforma operar mini índice?

Homer broker é a plataforma onde acontece a compra e venda dos minicontratos futuros, porém, é também possível usar uma plataforma profissional conectada à corretora.

Ao escolher a plataforma de negociação, você será conectado a B3, a fim de acompanhar cotações e enviar suas ordens.

 

Como escolher a plataforma ideal?

Ao escolher uma plataforma é fundamental ficar atento a questões como os custos envolvidos em sua contratação, as taxas para operar no mercado, o suporte que você terá enquanto cliente, a estabilidade, as funcionalidades e os pacotes para análise gráfica e relatórios.

 

Como operar mini índice com sucesso?

Investidor day trader costuma ser o caminho mais escolhido para operar minicontratos no intradiário com a Análise Técnica para entender tendências, enquanto os swing traders são investidores que operam com prazos mais dilatados, sendo necessário ter bastante atenção com a margem de segurança e seus custos.

O ideal é estudar o mercado e definir sua estratégia. Além disso, se familiarizar com a plataforma utilizada é de suma importância, assim você não vai perder muito tempo e saberá enviar e revisar suas ordens de compra e venda sem problemas.

 

Dicas
  • Não arrisque muito dinheiro. Comece com pouco, pois no início é possível ter prejuízos.
  • Compreenda diferenças estratégias. Você pode fazer isso mesmo com pouco dinheiro.
  • Faça testes e experimente novas técnicas.

 

Para qualquer tipo de investimento é imprescindível conhecer o mercado e com o mini índice não seria diferente. Se planejar financeiramente, compreender estratégias e ter paciência é fundamental.

Suas estratégias precisam considerar o futuro do índice Ibovespa. Para isso, adquira bastante experiência.

Colocar em prática o que aprendeu até aqui será um grande passo dado para o caminho do sucesso.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *