Imóveis ou Fundos Imobiliários:

em que investir?

Um tipo de investimento que tem ganhado cada vez mais espaço e popularidade são os Fundos imobiliários e imóveis. Ainda não pensou na possibilidade de incluí-los na sua carteira? É bastante comum que haja dúvidas acerca desse assunto, mas não se preocupe, o texto de hoje vai te ajudar.

Em primeiro lugar é importante entender as principais diferenças entre imóveis e fundos imobiliários e compará-los, assim, é possível fazer boas escolhas.

 

Qual é o investimento inicial?

Você consegue imaginar quanto custa comprar uma cota de fundo imobiliário? É mais barato do que você possa pensar. A partir de R$ 10,00 já é possível comprar uma cota. É um valor que não tem nem comparação com as parcelas de imóveis. Além disso, com posse da cota o investidor recebe os rendimentos mensais do fundo.

O investimento inicial garante uma maior diversificação, tendo em vista o baixo valor de exigência inicial. Por isso, é possível diversificar entre segmento de fundos.

 

 

Como funciona a Liquidez?

Os Fundos imobiliários acabam sendo mais atraentes que um imóvel tradicional pela facilidade de negociação (comprar e vender, até no mesmo dia) do mesmo fundo imobiliário. Mas como isso acontece? Assim como as ações, os fundos imobiliários são negociados em bolsa. Dessa forma, é possível comprar e vender cotas como se fossem uma ação.

Os custos que envolvem valores expressivos, como as despesas com cartórios, corretagem e impostos no momento da compra e venda de um imóvel são bem diluídos entre os cotistas nos fundos imobiliários, pois seu pagamento já está incluso na pacificação da cota.

Em fundos imobiliários desfazer-se de posições parciais também é possível. Além disso, o investidor pode acompanhar o livro de ofertas durante o tempo de funcionamento do pregão.

 

Administração

Os administradores de fundos imobiliários são os responsáveis legais do fundo, enquanto aqueles que fazem a alocação dos recursos são os chamados gestores, que podem comprar e vender não só os imóveis, mas também outros ativos imobiliários.

Ao comprar uma cota de um fundo imobiliário, o cotista concorda que essas atribuições serão realizadas por profissionais licenciados e específicos para tal, e o cotista deve participar das assembleias que acontecem regularmente. Para o investidor que deseja ter exposição do patrimônio no setor imobiliário, mas não tem tempo de administrar o imóvel diretamente, esse tipo de investimento é o ideal.

Existe a cobrança de uma taxa de administração do fundo, já a cobrança da taxa de performance é somente em alguns casos. São taxas bastante semelhantes as dos fundos de investimentos (CVM 555), onde o desconto é feito no preço da cota.

 

Inquilinos

Os principais inquilinos deste tipo de investimento são empresas de médio e grande porte. De acordo com a ANBIMA, os segmentos de atuação dos fundos imobiliários são agências, educacional, híbrido, hospital, hotel, lajes corporativas, logística, residencial, shoppings, títulos e valores mobiliários, entre outros.

Alguns empreendimentos, como o shopping, possuem uma ampla diversificação de inquilinos. Assim, o potencial de inadimplência é reduzido comparado com um imóvel único.

 

Tributação

Um dos atrativos principais dos investimentos em fundos imobiliários é a isenção relativa à renda de dividendos (Lei n° 11.196 de 2005). O rendimento é isento de imposto de renda, aplicável para investidores pessoa física em que o fundo tenha 50 cotistas no mínimo, e para o cotista que possua menos que 10% das cotas do fundo. Já o valor de aluguel de um apartamento é tributado.

O fundo imobiliário precisa distribuir 95% dos rendimentos líquidos aos cotistas, mas além do rendimento mensal é possível que o investidor obtenha ganho de patrimônio com a valorização da cota.

 

Conclusão

Em suma, os fundos imobiliários são uma forma de investimento bem versátil. Mesmo começando com pouco, o investidor pode ter acesso a imóveis bem localizados e grandes empresas como inquilinos. A liquidez dos fundos imobiliários é muito maior que um imóvel, isso se deve ao fato de ser negociado em bolsa de valores.

Colocar os conhecimentos em prática é a forma mais poderosa de levar investidores ao sucesso. E você, por que ainda não começou?

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *