Fundos Multimercado:

uma boa alternativa para diversificar

Está em busca de investimentos mais práticos para diversificar a sua carteira, mas ainda não sabe qual escolher? Hoje você vai conhecer um investimento muito interessante e que pode ser a solução para o que está buscando. Os Fundos Multimercados são ótimas opções para diversificar, já que reúnem vários tipos de ativos em um só produto.

 

Ainda não criou coragem para iniciar neste tipo de investimento? Continue a leitura para tirar todas as suas dúvidas e entender o que são, como funcionam, seus tipos e como escolher um Fundo Multimercado.

 

Confira os tópicos a seguir:

 

>> Fundos de Multimercado: o que são.

 

>> Como funcionam os Fundos de Multimercado.

 

>> Fundos de Multimercado: tipos.

 

>> Quais são as vantagens e desvantagens desse investimento.

 

>> Como escolher um Fundo Multimercado.

 

 

Fundos de Multimercado: o que são

 

Sabe quando os juros das aplicações de renda fixa entram em queda e acabam ficando menos atrativos? Nesse momento os fundos de multimercado são uma alternativa com maior rentabilidade, pois essas carteiras permitem que o gestor venha a adotar diferentes estratégias, inclusive alavancagem. E qual é a característica que chama atenção nesse investimento? É justamente seu poder de flexibilidade.

 

O que caracteriza os fundos multimercados são uma política de investimentos que envolve diversos fatores de risco, sem o compromisso de concentração em nenhum deles. Com uma maior liberdade de gestão, buscam oferecer rendimentos mais altos se comparados a aplicações mais conservadoras, assim, podem realizar aplicações em alguns mercados, como renda fixa, câmbio e ações, entre outros. Além de utilizar técnicas para alavancagem não só para potencializar a rentabilidade, mas também proteger a carteira.

 

Como funcionam os Fundos de Multimercado

 

Os multimercados representam uma opção de investimento em conjunto, nada muito diferente de outros tipos de fundos. Nessa opção há uma reunião de recurso de diversos investidores para que sejam aplicados ao mesmo tempo no mercado financeiro e de capitais. Tanto ganhos quanto perdas são sempre compartilhados entre os participantes, na mesma proporção do valor que for depositado. Mas o que fazer com o dinheiro dos investidores? Tais decisões são tomadas por um gestor profissional levando em consideração políticas pré-definidas. Quando as aplicações dão certo, as cotas valorizam, caso contrário são desvalorizadas.

 

Algumas características importantes e que devem ser compreendidas e levadas em consideração nos Fundos de Multimercado são: rendimento, resgate, custos e tributação.

 

– No que diz respeito ao RENDIMENTO, os multimercados são colocados como opções que estão no meio do caminho entre investimentos conservadores e arrojados, considerando tanto os riscos quanto o potencial de retorno. O potencial de ganho chega a ser maior que o da renda fixa, já que há uma flexibilidade que possibilita aplicações tanto de renda fixa quanto de renda variável.

 

– Ao analisar a possibilidade de RESGATE, nos multimercados as regras são bem diferentes e específicas. Seus regulamentos podem estabelecer prazos longos de resgate das cotas. Além disso, os documentos do fundo precisam especificar qual é a data de conversão (quando o cálculo do valor das cotas será feito para o pagamento do resgate), além da data de pagamento (quando os recursos serão efetivamente disponibilizados ao investidor).

 

– Existem alguns CUSTOS, como as taxas de administração (cobradas diariamente de maneira proporcional) e taxas de performance (baseada nos resultados), onde 20% da rentabilidade que ultrapassar o benchmark serão pagos ao gestor. Por ter um impacto sobre o retorno da aplicação, quanto mais altas as taxas, menor a rentabilidade líquida.

 

– Na maior parte dos casos a TRIBUTAÇÃO dos multimercados são as mesmas que os da renda fixa, incidindo o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e o IR (Imposto de Renda).  O IOF é cobrado se o resgate do investimento for realizado em um período menor que 30 dias a partir da aplicação. A alíquota sobre o rendimento varia de 96% a 0%, segundo o prazo. O Imposto de Renda tem uma cobrança semestral e segue uma tabela regressiva de alíquotas. Por isso, quanto maior o tempo de permanência do dinheiro aplicado, menor será a taxa paga.

 

Fundos de Multimercado: tipos

 

Os Fundos de Multimercado são classificados de acordo com suas características principais e podem ser balanceados, dinâmicos, Livre, Macro, Trading, Long and Short (direcional), Long and Short (neutro), juros e moedas, capital protegido, estratégia específica ou investimento no exterior.

 

– Balanceados

 

Sua estratégia é de alocação pré-determinada, especificando o mix de investimentos nas diferentes classes de ativos, incluindo deslocamentos táticos e políticas de rebalanceamento explícitas. O benchmark deve acompanhar a composição desse mix. Não admitem alavancagem.

 

– Dinâmicos

 

Sua estratégia é de alocação, porém, não se comprometem com um mix pré-determinado de ativos. Esses são mais flexíveis que os balanceados, assim, podem reagir às condições de mercado e ao horizonte de investimento. Admitem alavancagem.

 

– Livre

 

Esses não têm um compromisso de concentração em uma estratégia específica de investimento. Há uma variedade de possibilidades, dessa forma, têm maior volume de investimento entre todos.

 

– Macro

 

Esses realizam operações através de estratégias de investimento baseadas em cenários macroeconômicos de médio e longo prazos.

 

– Trading

 

Observam oportunidades de ganhos a partir de movimentos de curto prazo nos preços dos ativos.

 

– Long and Short (direcional)

 

Fazem operações de ativos e derivativos ligados ao mercado de renda variável, montando posições compradas e vendidas e buscando resultado com a diferença dessas posições.

 

– Long and Short (neutro)

 

A diferença para o direcional é que seu objetivo é de manter a exposição financeira líquida limitada a 5%.

 

– Juros e moedas

 

Procuram por retorno no longo prazo por meio de investimentos em ativos de renda fixa com risco de juros, risco de índice de preço e risco de moeda estrangeira. Não possui exposição a ativos de renda variável como ações.

 

– Capital protegido

 

Seu retorno é esperado por meio de mercados de risco procurando proteger, parcial ou totalmente, o principal investido.

 

– Estratégia específica

 

Adotam estratégias de investimentos que impliquem riscos específicos, como por exemplo, commodities ou futuro de índice.

 

– Investimento no exterior

 

Investem pelo menos 40% do patrimônio líquido em ativos no exterior para se classificarem como tal. São uma das maiores categorias de fundos de multimercados.

 

Quais são as vantagens e desvantagens desse investimento

 

Vantagens:

 

– Acesso à carteira diversificada de ativos por meio de apenas um investimento.

– Gestão de profissional especializado.

– Flexibilidade.

– Possibilidade de acrescentar novos ativos para ampliar ganhos.

 

Desvantagens:

 

– Baixa liquidez.

– Volatilidade elevada no valor das suas cotas em alguns casos.

– Potencial de ganhos e perdas significativos.

 

Como escolher um Fundo Multimercado

 

Em primeiro lugar é preciso encontrar a classificação de risco do fundo, mas, antes de qualquer coisa, veja se a aplicação mínima se encaixa nas suas possibilidades, assim como a performance e a rentabilidade também devem ser analisadas. Descobrir o benchmark é importante. Por fim, não deixe de comparar o rating dos fundos.

 

Agora que você já está por dentro de tudo sobre os Fundos de Multimercado, é hora de começar a investir.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *