É possível viver de renda?

Conheça os melhores ativos para isso

Viver de renda é o sonho de muitas pessoas, afinal, contar apenas com a previdência pública (benefício do INSS) pode não ser o suficiente para manter ou aumentar o padrão de vida. Mas como alcançar uma quantia para que no futuro não seja necessário trabalhar para obter sua renda mensal?

 

Veja agora as alternativas para acumular capital suficiente para viver de renda no futuro.

 

O que saber antes de iniciar o investimento para renda futura?

 

Em primeiro lugar é importante ter clareza dos seus objetivos, para então dar início aos investimentos. Para se organizar você deve observar as seguintes questões:

 

1) Gasto mensal.

2) Renda que deseja ter ao se aposentar.

3) Valor que deve acumular para obter tal renda.

4) Saber qual a rentabilidade mensal que seus ativos devem ter para alcançar o objetivo dentro do prazo que você estipulou.

5) Valor que deverá ser aportado por mês.

 

Quanto você deseja ter por mês?
  • Defina a renda mensal que você pretende ter, seja para manter seu padrão de vida ou até mesmo aumentá-lo.
  • Você já sabe com qual idade deseja parar de trabalhar? Projetar sua expectativa de vida para saber quantos anos você poderá viver da sua renda é essencial. Basta fazer o seguinte cálculo: expectativa de vida – idade da aposentadoria = nº de anos que viverá de renda.

 

Cálculo do patrimônio
  • Após definir o valor mensal que deseja ter, é preciso fazer o cálculo de quanto se deve ter acumulado para poder retirar esse valor todos os meses.

 

Taxa de investimentos e inflação – Renda perpétua e vitalícia
  • É imprescindível saber quanto os seus investimentos estão pagando nos últimos anos, além de ter em mente a taxa real e nominal recebida. A taxa nominal é aquela declarada nas suas aplicações e a taxa real é a taxa nominal descontada a inflação.
  • Avalie se para você é mais interessante ter uma renda perpétua ou vitalícia. Na primeira é retirado um valor mensalmente que representará apenas o rendimento mensal da sua aplicação, de modo que o montante não vá diminuindo ao longo do tempo, e na segunda o valor acumulado será suficiente para suprir seu consumo mensal e acabará ao final do período.

 

Quais são os melhores ativos para viver de renda?

 

🔹 FIIs – Fundo de Investimento Imobiliário:

Esse tipo de ativo distribui dividendos mensais isentos de Imposto de Renda, por isso, pode ser interessante para quem quer ter uma renda mensal passiva. É possível ganhar com a compra e venda de cotas e utilizar a renda distribuída mensalmente para seus gastos mensais.

 

🔹 Ações pagadoras de dividendos:

As carteiras de investimentos aplicam em ações de empresas que são boas pagadoras de dividendos. Semelhante aos FIIs, o investidor recebe dividendos mensais, isentos de IR. Porém, não existe uma garantia que esse valor será distribuído todos os meses e também não há um valor fixo, pois alguns fatores influenciam no tanto que a empresa distribui.

 

🔹 Previdência:

Os fundos de previdência privada possuem algumas vantagens, como a alíquota de IR de somente 10% caso o investimento ultrapasse 10 anos na modalidade de tributação regressiva. Além disso, é possível deduzir até 12% da renda bruta anual tributável no PGBL.

 

🔹 Imóvel:

Ter um imóvel e viver da renda paga pelo inquilino é uma opção, mas pode ser um pouco trabalhoso tendo em vista possíveis trocas de inquilinos deixando de gerar renda durante determinado período; taxas mensais de imobiliárias; prestação de suporte ao inquilino em caso de problemas na residência entre outros.

 

🔹 Carteira diversificada com liquidez

Diversificar a carteira é uma maneira interessante para contemplar diferentes cenários, inclusive levando em conta as modalidades já citadas nesta leitura. Algumas alternativas são: Renda fixa; Fundos de Investimentos, Fundos Imobiliários; Ações; BDRs e Fundos Internacionais.

 

Lembre-se sempre de investir levando em consideração seus objetivos.

1 Comentário

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *