Despesas fixas X variáveis

andam bagunçando seu orçamento?

Você conhece bem suas despesas fixas e variáveis?

Tem se planejado satisfatoriamente para que seu orçamento não fique uma grande desordem? É bom começar a pensar!

É sempre útil lembrar que um planejamento adequado tem como consequência conquistas e sucesso financeiro. Sem organização financeira as despesas podem virar uma grande bagunça, não acha?

Como anda sua educação financeira, já parou pra pensar nisso?

Uma boa educação financeira depende muito mais dos seus gastos do que dos seus ganhos. O controle orçamentário é um dos pontos essenciais quando falamos sobre a organização de custos. Um bom planejamento financeiro é aquele no qual você registra suas despesas fixas e variáveis com clareza de todos os custos mensais. Se não há consciência sobre seu próprio dinheiro é possível que haja espaço para muita confusão.

Você está perdido e com seu orçamento bagunçado?

Vamos lá…!

Uma forma bem simples para fazer a divisão dos custos mensais é separando os gastos fixos dos gastos variáveis. Essa é a melhor maneira de realizar a administração do seu dinheiro.

As despesas fixas são aquelas cujos valores se repetem todos os meses, ou seja, você pode identificá-las pela periodicidade, e o quanto paga com essas despesas não depende do quanto consome.

Já com as despesas variáveis, não é possível saber exatamente qual impacto implicará em seu orçamento, pois possuem valores que se modificam de acordo com a freqüência de consumo e vão oscilando ao longo do tempo.

Lembre-se sempre que ter um controle eficiente dos seus gastos é o primeiro passo para iniciar um bom planejamento de custos. Já imaginou como seria melhor se, ao invés de deixar o consumo controlar sua renda, você tivesse o controle sobre ela?

A falta de organização financeira pode atrasar bastante a construção do seu patrimônio ou até mesmo fazer com que seja impossível acumular patrimônio. E tem mais: o descontrole pode levar a endividamentos.

 

A dica é:
  • Veja qual é sua renda líquida;
  • Reveja suas despesas e liste-as minuciosamente;
  • Tente pensar em um orçamento com menos custos fixos, dessa forma, é possível promover maior flexibilidade e você pode manejar melhor seu dinheiro;
  • Gerencie as oscilações dos custos variáveis. Imagina uma situação de crise financeira ou um momento muito difícil, se seus custos são variáveis é mais fácil se adaptar, pois existe a possibilidade de reduzir gastos.

 

Você tem certeza que sua receita é maior que suas despesas? Isso é a base de tudo.

Quando sua renda é menor que seus gastos, sua vida financeira já está completamente comprometida. E fugir desta realidade pode piorar as coisas. Tenha consciência da sua situação financeira e lute para mudar o que é necessário.

Planejar as despesas é o ideal para tirar seu orçamento de uma bagunça. O orçamento é uma ferramenta eficaz. Você acha que vai reorganizá-lo sem disciplina? Impossível!

Se você não entendia os conceitos de despesas fixas e variáveis, como poderia ter consciência sobre o seu consumo? Agora que você sabe como fazer a divisão dessas despesas já pode tomar decisões mais eficientes e organizar melhor suas finanças.

Busque um equilíbrio entre as despesas fixas e variáveis. O controle de orçamento é totalmente relevante. Se organize e dessa forma seu planejamento de custos será muito mais eficiente.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *