Como planejar suas finanças

para alcançar objetivos em 2021

2020 deixou para nós uma entrada de ano bastante desafiadora dada a realidade da pandemia do coronavírus e todos os seus desdobramentos, que refletiram na economia. A chance que você tem é recompensar em 2021 todas as dificuldades que surgiram, logo, é uma oportunidade de recomeço e novos planos.

 

Por que fazer um planejamento financeiro para 2021?

Você conseguiu fazer um planejamento financeiro no último ano? Conseguiu atingir suas metas? É certo que pessoas que se planejam financeiramente conseguem alcançar mais objetivos do que aquelas que vivem apenas no “deixa a vida me levar”.

A organização financeira com certeza traz aprendizados que a aperfeiçoam cada vez mais, e, para aqueles que já fazem isso, é possível aprimorar para alcançar melhores resultados. Para quem ainda não conseguiu se organizar, esse é o momento de compreender como planejar suas finanças para alcançar objetivos em 2021.

 

Como fazer seu planejamento?
Organize o seu orçamento

Realizar uma análise dos seus gastos é o primeiro passo para se organizar. Uma planilha de gastos pode te ajudar na visualização das suas metas em relação ao seu orçamento. E também existem alguns aplicativos de celular bem interessantes para isso.

Coloque em uma tabela todas as suas receitas e todos os seus gastos. Dessa forma, você consegue analisar corretamente para onde está encaminhando seu dinheiro e de que forma é possível reduzir custos.

 

Seja realista

Ao estabelecer seus objetivos tenha em mente aqueles que estejam dentro de sua realidade. Estabeleça metas de curto, médio e longo prazo. Dê um passo de cada vez. Se você quer comprar um imóvel analise o seu orçamento atual.

Quanto por mês você pode economizar para que isso aconteça? É preciso cortar algum gasto para aumentar esse valor? Será preciso abrir mão de algo para conquistar esse sonho?

 

Controle seus gastos

Fuja de gastos desnecessários e encontre uma forma de economizar. Antes de sair comprando de forma impulsiva, faça a pergunta “Eu realmente preciso disso?”. Do que adianta receber e gastar na mesma proporção? É preciso refletir sobre o impacto que alguns gastos desnecessários podem gerar no seu controle financeiro. Vale a pena!

 

Se planeje para renegociar suas dívidas

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o número de dívidas bateu um novo recorde em abril de 2020, alcançando 66,6% da população. Então, se você está nessa lista, tenha como foco principal quitá-las. Não faz sentido criar novas metas e deixar uma dívida de lado, não é mesmo?  Você pode descrever suas dívidas em uma planilha para visualizar uma maneira de colocá-las em dia.

 

Tenha uma reserva de emergência

Antes de traçar seus planos, lembre-se da lição de 2020. Tudo pode mudar de uma hora para outra. Criar uma reserva de emergência é primordial em qualquer planejamento financeiro. A reserva deve ser aquele dinheiro suficiente para cobrir pelo menos seis meses das suas despesas fixas mensais, e que deve ser utilizado em emergências, como o nome já diz.

Uma estratégia para montar a sua é guardar 15% da sua renda todos os meses até atingir o valor necessário. Você pode colocar esse montante em ativos de alta liquidez e de baixo risco, como Tesouro Direto ou CDBs.

 

Defina suas metas financeiras e o que são prioridades

Depois de formar a sua reserva de emergência, já pode começar a traçar estratégias em busca dos sonhos. É fundamental estabelecer metas para atingir objetivos. Um objetivo pode ser atemporal, enquanto a meta precisa de um prazo para ser executada. O foco inicial deve ser aquelas metas de curto prazo, de quatro a seis meses.

Foque no que é prioritário e deixe para pensar depois nas coisas que você considera secundárias. Você pode cortar gastos adicionais, ser mais racional com as compras e optar por pagar tudo o que estiver ligado aos seus objetivos, antes de gastar dinheiro com outras coisas.

 

Comece a economizar e invista o seu dinheiro

Com suas metas e seus respectivos prazos em mente, o que efetivamente mostrará o seu dinheiro rendendo é investir parte dele em ativos financeiros. A melhor forma de fazer isso é definir uma porcentagem da sua renda para investir.

É essencial estudar e se atualizar sobre o mercado para saber as melhores opções de investimento, assim como entender qual deles tem a ver com seu perfil de investidor. O local que você deve investir depende dos seus objetivos.

 

2021 pode ser diferente

O ano que passou não pode impedir que você tenha boas expectativas para o que acabou de chegar. Já está na hora de focar no seu planejamento financeiro.

Já pensou passar 2021 repetindo os mesmos erros e deixando passar a oportunidade que você teve de alcançar seus objetivos? Ainda dá tempo de se organizar!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *