BDR: uma maneira simples de investir no exterior em empresas como

Google, Netflix e Apple

BDR: uma maneira simples de investir no exterior em empresas como Google, Netflix e Apple

 

Está pensando em um uma nova forma de investir para diversificar a sua carteira? Agora você pode investir em ações de empresas como Google, Netflix ou Apple, mas para isso precisa entender o BDR.

 

O cenário atual tem chamado bastante atenção para os investimentos no exterior e muito se tem falado sobre essa modalidade de investimento, um caminho para acessar mercados estrangeiros de maneira mais prática. O BDR é uma alternativa que não envolve burocracias como a de abrir conta, fazer remessa de câmbio, entre outras.

 

Existem bolsas de outros países que oferecem maior diversidade em termos de negócios comparado ao Brasil. Mas como investir no exterior?

 

A B3 anunciou que os BDR´s estão liberados também para o pequeno investidor, o que antes não era possível, tendo em vista que apenas quem possuía mais de R$ 1 milhão em aplicações financeiras poderia realizar o investimento. Agora isso mudou, pois as novas regras da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) permitem que investidores pessoa física que não têm todo esse dinheiro, invistam nas categorias de BDRs.

 

Mas o que são BDRs?

 

BDR (Brazilian Depositary Receipts) são basicamente os recibos de ações compradas no exterior por instituições financeiras, ou seja, uma modalidade de investimento que funciona como certificados de ações.

 

Como funcionam os BDR´s?

 

Os BDR´s não são investimentos no exterior, mas acompanham a variação das empresas estrangeiras. Nesse caso as ações precisam ficar depositadas e bloqueadas em uma instituição financeira que atua como custodiante. O agente depositário é quem recebe os dividendos que podem ser distribuídos a quem adquiriu as BDR’s. A instituição depositária fica com o papel de repassar as informações relevantes para os investidores brasileiros.

 

A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) é quem fiscaliza e organiza a emissão de BDR’s. Assim, os recibos podem ser negociados na bolsa de valores e comprados por quem está investindo.

 

Tipos de BDR

 

Existem vários tipos de BDR’s disponíveis na bolsa brasileira, no entanto, há dois principais: os patrocinados e os não patrocinados.

 

– BDR’s patrocinados são aqueles em que a companhia emissora das ações tem interesse em oferecer investimentos na bolsa brasileira. Dessa forma, solicita à instituição depositária a sua intenção de ter seus ativos negociados no país.

 

BDR’s patrocinados podem ser de nível I, II ou III. O tipo de distribuição e volume de informações oferecido aos investidores é onde se encontra a diferença entre esses níveis.

 

Nível I:

* A companhia emissora não precisa ter registro na CVM e os certificados devem ser negociados em um balcão específico.

* A instituição depositária deve transmitir aos investidores brasileiros todas as informações que a companhia é obrigada a divulgar em seu mercado local.

 

Nível II e III:

* A empresa estrangeira precisa fazer o registro na CVM.

* A comunicação com os investidores deve seguir as regras de transparência brasileiras.

 

– BDR’s não patrocinados são aqueles em que o interesse em negociar na B3 não partiu da própria companhia emissora das ações. Sendo assim, a instituição depositária toma a iniciativa de adquirir os papéis e emitir os certificados.

 

No Brasil os BDR’s não patrocinados são predominantes. Assim como acontece com os BDR’s patrocinados no Nível I, qualquer investidor pode aplicar nos recibos não patrocinados.

 

Por que devo investir em BDR’s? Quais são as vantagens?

 

Para saber se vale a pena preste atenção se essa modalidade de investimento tem a ver com seus objetivos e com o seu perfil de investidor. Investir em BDR’s significa proporcionar maior diversificação para a sua carteira.

 

A vantagem está em diluir os riscos e relacionar parte do seu capital a economias que são mais fortes. Os ativos do Brasil podem desvalorizar em alguns momentos, e atrelar os ganhos ao Dólar é uma boa estratégia de proteger sua carteira.

 

A praticidade é uma grande vantagem do investimento em BDR’s, já que os certificados podem ser adquiridos em reais com operações na própria bolsa brasileira. Além disso, é uma maneira de participar dos resultados de empresas internacionais. E, caso elas façam distribuição de dividendos, é possível receber parte do lucro delas.

 

Como investir em BDR’s?

 

É simples: eles são negociados de forma semelhante a ativos e derivativos da B3. Você pode identificá-lo pelo ticker correspondente e emitir uma ordem de compra.

 

O ticker é composto por 4 letras que representam a empresa internacional e por dois números que indicam o tipo de BDR. Normalmente as compras e vendas se dão em lotes mínimos de 10.

 

O que você pode fazer é analisar as companhias, escolher os BDR’s que lhe interessam e negociá-los por meio da plataforma do seu banco de investimentos.

 

Os BDR’s representam investimentos em renda variável, portanto, estão expostos às oscilações de preço. Para apostar nessa modalidade é importante considerar seu perfil de risco e ficar atento aos prazos de investimento. Esse tipo de investimento é mais adequado para pessoas de perfil moderado e arrojado.

 

Se identificou? Aumente suas chances de realizar boas escolhas avaliando se essa pode ser uma boa opção para você.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *