10 atitudes em relação ao dinheiro:

Em qual você se encaixa?

Ter consciência da situação financeira pode ser algo bastante assustador para algumas pessoas, mas de uma coisa todos sabemos: o dinheiro é crucial para diversos aspectos da vida.

Muitos não tiveram educação financeira ou uma conscientização no que diz respeito a planejamento financeiro e nem sequer imaginam como ter uma relação equilibrada com o próprio dinheiro. Os fatores que fazem cada um agir diferente em relação às finanças, vem desde cedo. A cultura, personalidade e o ambiente podem determinar essas atitudes.

Um estudo realizado por Goldberg e Lewis nos anos 70 concluiu que as pessoas tendem a cair em determinadas categorias quando se trata da opinião sobre o dinheiro e que isso tem um significado em suas vidas.

Já sabe como andam suas atitudes em relação ao dinheiro?  

Em qual dessas categorias você se encaixa?

1 – Comprador de liberdade: usa o dinheiro como forma de comprar a sua autonomia para não fazer o que outras pessoas impõem. O que importa é a “taxa da liberdade” que é o destino mais importante do seu dinheiro.

2 – Lutador por liberdade: questiona a limitação que o dinheiro causa para alguns e a desigualdade desencadeada por isso. Usa o dinheiro como forma de ativismo – ou niilismo.

3 – Poupador compulsivo: em todas as oportunidades economiza o dinheiro, mas não existe nenhum objetivo específico para isto.

4 – Auto-privador: todo dinheiro gasto é motivo de se sentir culpado com si próprio. Vive para apaziguar os outros e guardar dinheiro. Mora em condições piores que a sua condição financeira permitiria.

5 – Barganhador compulsivo: procura sempre os melhores descontos e não gasta sem saber que vai conseguir economizar. Faz compras em vários supermercados diferentes em prol da economia. Não são as compras que o satisfazem, e sim as economias em cada uma.

6 – Colecionador fanático: além de acumular dinheiro, acumula qualquer coisa que se torna uma demonstração dele e do seu valor. Acumula ao extremo e também é bastante competitivo.

7 – Comprador de amor: usa o dinheiro para comprar admiração e atenção das pessoas. Oferece boas gorjetas e presenteia a família com frequência. Vale tudo para fazer as pessoas gostarem dele.

8 – Vendedor de amor: vende o seu carinho e atenção para pessoas que estão em posições mais poderosas do que ele. Tudo é feito por interesse no dinheiro de outras pessoas.

9 – Manipulador: quanto mais dinheiro consegue, mais quer ter. Tenta obter isso não apenas de maneiras lícitas. Explora pessoas para seu ganho pessoal e não sente qualquer culpa com essas atitudes.

10 – Imperador: usa o dinheiro como forma de não questionarem suas decisões e preza por sua independência dos outros. Acha que quem o “segue” é fraco. É capaz de pegar “atalhos” para ter dinheiro de forma mais rápida.

Se identificou com alguma dessas categorias? E como isso afeta suas finanças?

Não devemos necessariamente nos limitar a estas categorias, mas podemos tirar um aprendizado que é: quando compreendemos os fatores que influenciam nossas escolhas financeiras, conseguimos manter mais equilíbrio e progredir para um caminho de sucesso.

A percepção que você tem do dinheiro pode determinar seus resultados a longo prazo. Por mais que você se encaixe em um dos aspectos citados, o que passa a importar agora é como estas atitudes revolvem em torno da sua percepção do seu grau de controle em relação ao dinheiro. O dinheiro te controla ou você controla o seu dinheiro?

Tenha metas e objetivos

Independente se você se encaixa ou não nas 10 classificaçõesde Lewis e Goldberg, é essencial ter metas e objetivos. Esse é o primeiro passo para alcançar uma vida financeira equilibrada e saudável.

Já iniciou a mudança da sua relação com o dinheiro? Nunca é tarde para começar!

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *