Fundos de investimento Long Biased, Long & Short e Long Only:

conheça cada um

Você ainda não tem conhecimento das diferentes estratégias dos Fundos de investimento?

Saiba que diversas classificações e subclassificações as diferenciam, e para compreender o mercado financeiro é preciso estudo.

Se você já ouviu falar das terminologias Long Biased, Long & Short e Long Only, mas não compreende exatamente do que se trata, não se preocupe. Entenda de uma vez por todas essas estratégias.

Antes de tudo é importante conhecer alguns conceitos sobre fundos de investimento para posteriormente estudar suas estratégias. Vamos lá?

 

Long: é a parcela do fundo que está comprada em ações aguardando pela alta.

 

Short: é a parcela vendida que está aguardando pela baixa do fundo. O gestor aluga a ação e a vende no mercado esperando que, ao devolvê-la, recompre por um preço menor do que a vendeu. Além disso, existe a possibilidade de montar uma posição short por meio de opções ou do mercado futuro.

 

Exposição Líquida: representa uma medida de direcionamento do fundo, calculado pelo valor das posições compradas subtraído pela parcela vendida, dado em percentual de patrimônio líquido. Quanto maior a exposição líquida do fundo, mais exposta está à variação do Ibovespa.

 

Esses conceitos são relevantes para a compreensão das estratégias apresentadas a seguir.

Estratégias: Long Only, Long & Short e Long Biased

 

Long Only

Esse fundo tem uma estratégia mais simples. Só efetua a ponta Long, ou seja, só pode operar comprando. Para obter ganhos é preciso apostar nas altas dos preços das ações que foram compradas.

De acordo com a norma da CVM, no mínimo 67% do patrimônio líquido do fundo de ações deve ser composto por ações, bônus ou recibos de subscrição, cotas de fundos de ações, cotas de fundos de índice de ações ou BDRs (Brazilian Depositary Receipts). Para o gestor se proteger em momentos de crise aumenta o caixa, diminuindo a exposição líquida.

Se as ações compradas se desvalorizarem chegando ao limite de desvalorização R$ 0,00, é um dos piores cenários que podem acontecer, pois ele perderá o valor total da compra das ações. Por possuir maior correlação com o índice Ibovespa tende a subir mais em momentos de alta do mercado, mas também tende a cair nas baixas.

 

Long & Short

A forma de buscar ganhos é através de operações de valor relativo entre ações, em que há simultaneamente compra e venda de papéis. Tanto em momentos de alta quanto em baixa no mercado, os ganhos são possíveis.

Esses fundos têm diferentes modalidades. Uma delas é a Intersetorial, onde o gestor compra papéis de um setor e vende de outro. O que se espera é que o setor comprado tenha uma performance melhor que o vendido. Já na estratégia Intrassetorial, a diferença de performance entre empresas de um mesmo setor é o foco.

As operações relacionadas a uma mesma companhia também acontecem. Um bom exemplo disso é a compra de uma ação ordinária (PETR3) contra uma preferencial (PETR4) e vice-versa. Também é possível realizar com Holding x Subsidiária como por exemplo ITSA4 contra ITUB4.

A distinção em relação à exposição líquida do fundo também é uma das estratégias que acontecem no Long Short. A exposição líquida é zero em um Long Short Neutro, isso quer dizer que as operações compradas possuem exposição equivalente às de operações vendidas.

Uma exposição líquida não muito expressiva existe no caso de um Long Short Direcional, mas diferente de zero que pode ser positiva (comprada) ou negativa (vendida). Por isso, a correlação desses fundos de investimento com Ibovespa é muito baixa e o benchmark deles é muitas vezes o CDI.

 

Long Biased

Esses fundos de investimento podem ter posições compradas e também vendidas. Essas estratégias possuem flexibilidade e ficam no meio do caminho entre os Long Only e os Long Short em relação à exposição líquida.

 

Conclusão

A perda máxima do gestor é a diferença principal entre um fundo Long Only para um Long & Short ou Long Biased.

Apostar na alta e as ações compradas se desvalorizarem, chegando ao limite de desvalorização fazendo perder o valor total da compra das ações é o pior cenário para um fundo Long Only.

Não há um limite de valorização de uma ação para fundos que operam vendidos. Se ele aluga uma ação apostando que os preços vão cair, mas acontece o contrário, recomprá-las no final do contrato é uma obrigação e torna-se possível perder um valor indeterminado.

Agora que você compreende melhor as estratégias e funcionamento desta aplicação, já pode começar a se organizar para ter um bom rendimento com mais segurança.

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *