Investimento com alto retorno e baixo risco:

qual o melhor?

Você já deve ter se perguntado: qual é o melhor investimento com alto retorno e baixo risco? Tudo o que você precisa pensar antes de investir é quais são meus objetivos e metas. Não adianta investir sem saber onde deseja chegar, afinal, para quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve.
Todo investimento possui riscos, regras e características especificas para os custos, ao mesmo tempo em que possui pontos positivos e negativos. Se você tem consciência dos seus objetivos, agora é essencial conhecer o perfil de cada investimento para entender os riscos, retorno, liquidez e aporte mínimo inicial.

Riscos: São riscos que envolvem incertezas de retorno do investimento e a possibilidade de algo sair fora do planejado. Os riscos envolvem o risco de crédito, ligado a possibilidade da instituição na qual o capital foi investido falir, diretamente ligado ao risco de receber um “calote” do credor e não receber seu dinheiro de volta. O risco de mercado, diretamente ligado a economia, que acontece quando a taxa de juros oscila e você pode ganhar mais ou menos do que o esperado, e o risco de gestão, ligado a capacidade do gestor do investimento gerar a rentabilidade prometida.

Retorno: O retorno de um investimento pode ser pré, pós fixado ou indexado a taxas. Algumas taxas, como a taxa de administração pode reduzir o retorno de um investimento. Portanto, para avaliar o retorno real de determinado investimento é essencial descontar os custos de transação e do investimento, além de descontar a inflação do rendimento.

Liquidez: É a facilidade que você tem para resgate do investimento. Em alguns investimentos é possível você retirar o dinheiro a qualquer momento, outros só permitem a retirada no vencimento. Sendo assim, nunca deixe de verificar a condição de liquidez no momento de investir.

Baixo volume inicial: É o valor mínimo para investir.

Depois de conhecer os termos iniciais vem a pergunta: como investir de maneira que tenha um baixo risco e alto retorno?

Nenhum investimento vai oferecer todos esses itens, portanto, é importante identificar o ideal para você. Para isso, tenha em mente seus objetivos, estude e planeje para saber o que de fato é importante, assim, o investimento certo vai ser aquele que você compreende. Sendo assim, é importante a escolha de um investimento que consiga administrar.

Quer saber como fazer a escolha correta?

Para você que não quer correr muitos riscos e deseja um alto retorno, a renda fixa pode ser uma boa opção. Escolha 2 ou 3 itens que considere mais importante e abra mão do que considera menos importante.

Se pergunte:
1) Quanto posso investir? Se estiver com pouco dinheiro e quiser um bom retorno, se planeje para não precisar do dinheiro em curto prazo.
2) O que posso fazer para correr poucos riscos? Esteja ciente e preparado para investimentos não mais superiores que a taxa Selic ou a taxa CDI. Portanto, o Tesouro Direto pode ser uma boa opção para você.
3) Tenho pressa para resgatar? Caso esteja pensando em longo prazo, procure alternativas com menor liquidez e maior retorno. Existem investimentos em renda fixa com baixo risco que podem ser adequados para você, como os Títulos do Governo Federal (Tesouro Direto).

Entenda o papel das taxas Selic e CDI nos seus investimentos, conheça como funciona a rentabilidade etc. Para investir da melhor forma, esteja sempre atento ao mercado. Tudo depende do seu nível de busca de conhecimento. Quanto maior seu conhecimento, melhor será seu investimento. Está preparado?

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *